Proud Boys: Grupo extremista pode não ter chegado ao fim

Foto: CM Jornal
Foto: CM Jornal

Afinal o grupo de extrema-direita Proud Boys Canada pode não estar totalmente dissolvido, como anunciaram nesta segunda-feira, 3 de maio, numa publicação. É o que acham os especialistas, que alertam que o grupo pode renascer sob outro nome.

Os especialistas não estão totalmente convencidos de que o grupo de extrema-direita Proud Boys Canada tenha efetivamente chegado ao fim. O grupo, que é considerado uma organização terrorista pelas autoridades canadianas, anunciou o fim a 3 de maio. Mas os especialistas acreditam que os membros surjam agora com uma nova designação.

Há rumores a circular na província de Ontário que negam a separação do grupo e acrescentam que o autor da postagem do comunicado não tinha autoridade para o fazer.

Ainda não foi confirmado se o grupo extremista se dissolveu na realidade. Ainda assim, os especialistas negam que tenham mesmo chegado ao fim. Uma nova bandeira pode eventualmente surgir e com isso eliminar, ainda que temporariamente, a conexão criminosa aplicada pelos agentes de autoridade canadianos.

As táticas de confronto, por vezes violentas, e as ideologias radicalistas, racistas e misóginas levaram a que os Proud Boys chamassem a atenção das Forças Armadas Canadianas.