Protestos em Ottawa: Steve Bell faz ameaças e Diane Deans é expulsa

Foto: City News
Foto: City News

O chefe de polícia interino de Ottawa, Steve Bell, ameaça os manifestantes e diz que os polícias vão retirar todas as pessoas que se opuserem ao Governo e às restrições face à Covid-19, nos próximos dias. Depois da renúncia ao cargo de chefe da polícia de Peter Sloly, o dia 17 de janeiro fica marcado com a expulsão de Diane Deans como presidente do conselho de serviços da polícia de Ottawa.

A Câmara Municipal da cidade de Ottawa votou para expulsar a vereadora Diane Deans como presidente do conselho de serviços da polícia local a meio do protesto “Freedom Convoy” que tomou grande parte do centro da capital do Canadá.

A medida na noite da última quarta-feira aconteceu numa reunião extraordinária da autarquia que decidiu abordar o bloqueio contínuo do centro da cidade.

Deans, uma vereadora que planeia candidatar-se a presidente da Câmara Municipal ainda este ano, confirmou relatos anteriores de que ela e o conselho de polícia tentaram contratar um novo chefe interino da força local depois que o ex-chefe Peter Sloly renunciou ao cargo.

Deans disse que informou o presidente da autarquia de Ottawa, Jim Watson, sobre a contratação.

Alguns vereadores também sugeriram que o conselho não foi eficaz na supervisão da polícia de Ottawa, que enfrentou fortes críticas pela inação nas manifestações em andamento na cidade.

Entretanto, o chefe da polícia interino de Ottawa diz que os polícias vão retirar todos os cidadãos que se opuserem às medidas de restrição impostas pelo Governo federal face à Covid-19.  Steve Bell garantiu à autarquia de Ottawa que as autoridades estão prontas para usar métodos que as pessoas não estão acostumadas a ver na capital.

A polícia distribuiu avisos aos manifestantes acampados do lado de fora do Parliament Hill, alertando que a Lei de Emergências dá o poder de retirar os veículos que fazem parte da manifestação de quase três semanas e proibir as pessoas de viajar dentro de uma determinada área.