
Lisboa, 28 out 2025 (Lusa) — As ocorrências na cidade de Lisboa associadas ao mau tempo aumentaram para um total de 147, entre as 06:00 e as 17:45 de hoje, revelou a Proteção Civil, indicando que o túnel do Campo Pequeno foi reaberto pelas 18:15.
Em declarações à agência Lusa, a diretora municipal da Proteção Civil de Lisboa, Margarida Castro Martins, informou que a inundação registada no túnel do Campo Pequeno, que obrigou ao corte de trânsito desde as 15:30, inicialmente no sentido Entrecampos — Saldanha e depois no sentido oposto, foi já resolvida e o local limpo.
A circulação rodoviária no túnel do Campo Pequeno foi reaberta pelas 18:15 nos dois sentidos, adiantou.
Quanto ao impacto das condições meteorológicas adversas na cidade de Lisboa, o ponto de situação das 17:45 da Proteção Civil contabiliza um total de 147 ocorrências, o que significa que as situações registadas mais do que duplicaram desde as 16:00, hora a que o balanço era de 66 incidentes.
Do total de ocorrências registado na capital em resultado do mau tempo, pelas 17:45 estavam ainda ativas 59, enquanto outras 88 estavam já resolvidas, de acordo com os dados da Proteção Civil de Lisboa.
Por tipologia, a maioria das ocorrências é de inundações, com um total de 129 situações, das quais 68 em espaços privados, quedas de árvores (sete), quedas de estruturas (cinco) e quedas de revestimentos (duas), bem como quatro acidentes rodoviários.
Os dados da Proteção Civil de Lisboa têm ainda a indicação quanto à localização das ocorrências pelas 24 freguesias da cidade, com destaque para a de Avenidas Novas (23), Lumiar (16), Penha de França (13), Arroios (10) e Estrela (9).
À semelhança de todo o território de Portugal continental, o distrito de Lisboa esteve hoje sob aviso amarelo (o menos grave de escala de três) devido à previsão de “precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada”, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Entretanto, o IPMA elevou para aviso laranja (o segundo mais grave) o distrito de Lisboa, assim como Setúbal e Santarém, para vigorar durante o dia de hoje, desde as 15:41 e até às 21:00, devido à chuva forte e trovoada.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em zonas urbanas e cheias nos próximos dias devido às previsões de chuva e vento forte, pedindo à população que adote medidas preventivas.
SSM (ARA/FAC) // MCL
Lusa/Fim
