Projeto verde: Canada infrastructure bank investe $277m em biocomubustíveis

FOTO: CIB.CA
FOTO: CIB.CA

O Canada Infrastructure Bank investe 277 milhões de dólares na unidade de biocombustíveis do Quebec. O projeto, que foi anunciado pela primeira vez em 2020, a ser concluído, vai ser a maior instalação de biocombustíveis do país.

O Canada Infrastructure Bank está a fazer o primeiro investimento em combustíveis com baixo teor de carbono, avançando com 277 milhões de dólares para uma instalação de biocombustíveis em construção em Varennes, no Quebec.

A instalação, conhecida como Varennes Carbon Recycling, tem um preço total de 1,2 mil milhões de dólares e é um projeto da Shell, Suncor Energy, a companhia suíça de gás natural Proman e o Governo do Quebec.

A instalação está a ser construída pela empresa Enerkem, sediada em Montreal, que possui tecnologia para produzir biocombustíveis e produtos químicos renováveis a partir de resíduos de aterros sanitários e resíduos de madeira. A fábrica vai também incorporar um dos maiores eletrolisadores do mundo, que promete dividir as moléculas de água em oxigénio e hidrogénio verde para utilização no processo de fabrico de biocombustíveis.

O projeto, que foi anunciado pela primeira vez em 2020, uma vez consumado, vai ter a maior instalação de biocombustíveis do país em 2025, disse o diretor Executivo do Canada Infrastructure Bank, Ehren Cory.

Segundo os dados do projeto, a instalação vai reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em mais de 170 mil toneladas por ano. Por outras palavras, equivale a retirar 50 mil carros da estrada.