PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA CASA BARBOT EM GAIA SEGUIU PARA TRIBUNAL DE CONTAS

Vila Nova de Gaia, Porto, 21 dez 2020 (Lusa) — As obras na Casa Barbot, equipamento cultural de Vila Nova de Gaia, vão avançar “o mais tardar no primeiro semestre” de 2021, anunciou hoje a câmara sobre um projeto que vai ser agora alvo de parecer pelo Tribunal de Contas.

Em causa uma empreitada orçada em mais de 900 mil euros.

Em fevereiro a câmara de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, anunciou que ia avançar com um concurso para a reabilitação da Casa Barbot, um equipamento cultural localizado na Avenida da República, e que o espaço abriria como polo de cultura para exposições e lançamento de livros.

Já hoje, em reunião camarária, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, apontou que o projeto será enviado “finalmente” para o Tribunal de Contas.

À margem da sessão, em declarações aos jornalistas, o autarca explicou a expressão “finalmente”, comentando que se trata de uma obra “ansiada” porque o equipamento “estava com debilidades”, tratando-se de um espaço “icónico” do concelho e com “tradição e peso a nível cultural”.

Sem conseguir avançar com datas precisas para o início da empreitada, Eduardo Vítor Rodrigues disse esperar ter obras na casa “mais tardar no primeiro semestre” do próximo ano.

A Casa Barbot é uma antiga residência unifamiliar, erguida em 1904 por iniciativa do vianense Bernardo Pinto Abrunhosa, seu primeiro proprietário, no entanto, o nome pelo qual é conhecido o edifício provém de Ermelinda Barbot, proprietária do imóvel em 1945.

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982, a Casa Barbot foi adquirida pela câmara de Vila Nova Gaia que ali instalou sede do Pelouro da Cultura, Património e Turismo, mas entretanto fechou o espaço para obras de recuperação.

PFT // MSP

Lusa/Fim