
A expansão do oleoduto Trans Mountain vai mesmo avançar. O Primeiro-Ministro Justin Trudeau anunciou na tarde de terça-feira que o gabinete federal aprovou o projeto da linha existente, comprada aos Estados Unidos por 4,5 mil milhões de dólares, no ano passado. A luz verde enfurece a comunidade indígena e os grupos ambientalistas.
Triplicar a capacidade de transporte das areias petrolíferas, aliviar o congestionamento dos gasodutos existentes e diversificar as exportações para além dos Estados Unidos. São estes os principais objetivos da expansão do oleoduto.
Como já era de esperar, o governo federal deu luz verde ao projeto pela segunda vez. Justin Trudeau diz que a construção deverá ser retomada ainda este ano.
O projeto coloca Trudeau no centro de controvérsias. Se por um lado dá esperança a uma indústria de energia deprimida, por outro, enfurece os ecologistas e a comunidade indígena. Os ambientalistas denunciam o potencial poluente da expansão. Já a comunidade indígena não quer que a oleoduto atravesse o seu território.
O Primeiro-Ministro defende que o Canadá precisa de uma indústria de energia forte, para mitigar as mudanças climáticas. Agora que foi aprovada a expansão do Transmountain, é provável que converta num ponto sensível nas próximas eleições nacionais, em outubro.
