O ‘Project Odyssey’ apresentou novos resultados das investigações aos roubos de automóveis. Foi o detetive da Peel Regional Police Greg O’Connor quem assumiu diante dos jornalistas que a polícia de Peel já andava a recolher informações sobre veículos roubados em Brampton, desde outubro do ano passado.
Os agentes recuperaram primeiro dois veículos roubados. Em dezembro de 2023, a polícia foi informada sobre um camião de transporte carregado de veículos roubados em Mississauga. A polícia conseguiu intercetar esse camião em Brampton e o condutor foi detido.
O’Connor alega que uma empresa de camionagem local gerida por uma família foi identificada como sendo “responsável por facilitar e carregar o transporte de veículos a motor”.
“Estes indivíduos estavam a facilitar o carregamento de veículos roubados através de centros intermodais locais na área da GTA e viajando pelo corredor da highway 401 até ao porto de Montreal”, disse O’Connor.
“Os veículos destinavam-se a ser exportados para os portos dos Emirados Árabes Unidos e para o porto de Omã.”
Os investigadores deslocaram-se então ao Porto de Montreal, onde foram abertos 37 contentores com a ajuda da Autoridade Portuária e da Canada Border Services Agency.
Aí foram recuperados 114 veículos roubados, bem como três camiões de transporte. Outros 255 veículos roubados foram recuperados em toda a região de Peel, avançou a polícia.
No total, através do chamado Project Odyssey, O’Connor disse que 369 veículos no valor de 33,2 milhões de dólares foram recuperados antes de serem “destinados a sair do país”.
Dezasseis pessoas foram detidas e acusadas de 322 delitos relacionados com o roubo de automóveis. No entanto, a polícia identificou 26 suspeitos relacionados com a investigação. Há 10 suspeitos pendentes com mandados de captura.