‘Project Lowkey’: Desmantelada rede de tráfico de droga interprovincial

Foto: Facebook Canada Border Services Agency

Uma rede interprovincial de traficantes de droga transportou uma grande quantidade de drogas ilícitas e armas de fogo para Manitoba, vinda de Toronto. O anúncio foi feito pela polícia de Winnipeg, após várias detenções numa investigação que durou vários meses e começou na primavera de 2024.

A polícia de Winnipeg afirmou que a investigação, chamada ‘Project Lowkey’, teve início em abril de 2024, com a ajuda da Royal Canadian Mounted Police (RCMP) de Manitoba, do Serviço de Polícia das Primeiras Nações de Manitoba e das polícias de Saskatoon, Vancouver e Toronto.

A 31 de janeiro, a polícia emitiu múltiplos mandados de busca para moradas em Winnipeg, em Manitoba, em Saskatoon e em Ontário.

As buscas no final de janeiro resultaram na prisão de nove pessoas, sete delas com várias acusações de conspiração para cometer um crime grave. Estes sete têm entre 19 e 25 anos de idade: um deles é de Winnipeg, outro de Manitoba, quatro são da GTA e outro é dos Estados Unidos da América (EUA).

Um oitavo suspeito detido, um homem de Manitoba, também foi acusado de três crimes de conspiração para cometer um crime grave, juntamente com várias acusações relacionadas com armas de fogo.

A nona pessoa detida, segundo a polícia, foi um homem da GTA procurado por um mandado em todo o Canadá por homicídio em primeiro grau e duas tentativas de homicídio em Toronto.

A polícia informou ainda que estão a ser procuradas mais cinco pessoas de Alberta e Ontário, com idades entre 20 e 23 anos, que também são acusadas de envolvimento no esquema de tráfico e são procuradas por acusações de conspiração para cometer um crime grave.

As buscas de janeiro em Manitoba, Ontário e Saskatoon também resultaram em várias apreensões, incluindo sete armas de fogo carregadas, vários tipos de munições, aproximadamente 10 quilogramas de cocaína (com um valor estimado de 250 mil dólares), cinco quilogramas de metanfetamina (com valor estimado de 35 mil dólares), 25 mil comprimidos de hidromorfona (com valor estimado de 500 mil dólares), materiais de embalagem de drogas, 280 mil dólares em moeda canadiana e três veículos.

Entretanto, no aeroporto Internacional de Pearson em Toronto, a Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA) informou que agentes na GTA apreenderam mais de 10 quilos de cocaína suspeita, no valor de 1,2 milhões de dólares, proveniente de um voo das Caraíbas.

A agência afirmou que o viajante que supostamente transportava a cocaína foi detido e entregue à RCMP de Ontário.