PROIBIDO DE FILMAR NO PORTUGAL DOS PEQUENITOS, ARTISTA APRESENTA VÍDEO CEGO

LusaCoimbra, 31 mai (Lusa) – O artista Vasco Araújo foi proibido de filmar no Portugal dos Pequenitos e, como consequência, inaugura hoje, em Coimbra, uma exposição com um vídeo sem imagens e a resposta da fundação que gere o parque ao seu pedido.

A exposição “E daqueles que não queremos saber”, que é inaugurada hoje, no Laboratório de Curadoria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, apresenta a peça inédita “Parque Temático”, de Vasco Araújo, em que o artista procura criar um diálogo entre as esculturas de africanos, que se encontram à entrada dos pavilhões das antigas colónias portuguesas, no Portugal dos Pequenitos.

Face à recusa da Fundação Bissaya Barreto (FBB), gestora do espaço, a que o artista filmasse o parque temático, o vídeo de oito minutos é exibido na exposição apenas com um fundo preto, sem qualquer imagem do espaço, enquanto se ouve uma voz a ler o texto previamente criado, disse à agência Lusa Vasco Araújo, acrescentando que as cartas enviadas e a resposta da fundação serão também exibidas como peças expositivas.