
Os professores do ensino básico de Ontário vão iniciar uma greve a 26 de novembro que, segundo o conselho, não vai afetar os alunos. A Elementary Teachers Federation of Ontario informou que a sua ação terá como alvo, tarefas administrativas do ministério e do conselho escolar.
O presidente da ETFO, Sam Hammond, indicou que estão a anunciar as ações cedo para garantir que os alunos não sejam afetados. Três dos quatro principais sindicatos de professores estão a planear greves. Os professores do ensino básico entram em greve legal no dia 25 de novembro, enquanto os professores do secundário entram já para a semana. Os professores da católica votaram 97% a favor de uma greve, mas ainda não têm data marcada.
As negociações entre a província e os sindicatos da educação começaram de uma forma tensa, há alguns meses, durante alterações do governo para aumentar o tamanho das turmas, e a recente legislação para limitar os aumentos salariais para os trabalhadores do setor público, situação que agravou ainda mais a relação entre os docentes e o governo.