PRODUÇÃO DO COROLLA VAI SAIR DO CANADÁ E TOYOTA VAI REORIENTAR FÁBRICAS DO ONTÁRIO

plant (auto)O grupo Toyota vai parar de produzir o Corolla no Canadá dentro de alguns anos, mas diz que vai continuar a investir nas suas fábricas no Ontário, como parte de uma mudança nas suas operações de produção global, noticiou a Canadian Press.
A Toyota Motor Corp. anunciou na quarta-feira que vai investir 1 bilião de dólares na fábrica em Guanajuato, no México, criando 2.000 postos de trabalho, para fazer do subcompacto Corolla – um dos mais vendidos da Toyota.
A produção do Corolla em Cambridge, Ontário, vai acabar, mas a Toyota afirma que vai continuar a fazer outros veículos naquela cidade e em Woodstock, Ontário.
Separadamente, a Toyota vai adicionar uma terceira linha de montagem à sua fábrica em Guangzhou, China, investindo 52.5 biliões de yen (440 milhões de dólares). A linha deverá ficar concluída até 2017, para um modelo que se recusou a revelar.
A Toyota faz atualmente os veículos crossover Lexus, o veículo utilitário desportivo RAV4, bem como o Corolla no Ontário para o mercado canadiano e para exportação, principalmente para os Estados Unidos. Até junho do ano passado, a Toyota Canada também produziu o carro com porta traseira de elevação Matrix.
A empresa não anunciou quais os veículos que serão produzidos no Canadá ou quanto vai gastar nas suas fábricas do Ontário.
A produção nas fábricas do México e Canadá deve começar em 2019, com uma produção anual estimada em 200 mil veículos. Isso vai consolidar a produção do Corolla para a América do Norte, naquela fábrica e na fábrica da Toyota em Blue Springs, Mississippi.
Um executivo da Toyota, num briefing aos repórteres em Tóquio, através de uma ligação de vídeo a partir de Nagoya, no centro do Japão, explicou que o México e China foram escolhidos porque são dois mercados onde se espera que a procura automóvel aumente nos próximos anos.