

(Bert Savard / CBC)
Os primeiros-ministros de duas províncias do oeste do Canadá reuniram-se ontem em Winnipeg para discutir a política de alterações climáticas e energias renováveis.
O primeiro-ministro de Manitoba Greg Selinger e a primeira-ministra de Alberta Rachel Notley trocaram ideias sobre a infraestrutura energética, as prioridades para lidar com as alterações climáticas e para o setor das energias renováveis.
Selinger elogiou o governo de Notley e os seus recentes compromissos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
Selinger acrescentou que a visão de longo prazo de Notley para criar mais postos de trabalho no setor das energias renováveis equipara-se ao plano de energia limpa e compromisso de Manitoba de criar mais empregos amigos do ambiente.
Promessa de 6.000 empregos amigos do ambiente
No mês passado, Selinger prometeu reduzir as emissões de gases de efeito estufa em um terço nos próximos 15 anos e introduzir um sistema de «cap-and-trade» para os 20 maiores emissores da província para ajudar a cumprir essa meta.
Entre outras medidas, o governo prometeu criar 6.000 empregos amigos do ambiente nos próximos cinco anos e expandir o seu programa Power Smart para ajudar as pessoas a reduzir o consumo de energia.
Em Alberta, Notley, no mês passado, apresentou uma nova estratégia abrangente para as alterações climáticas, incluindo um plano para limitar as emissões de areias betuminosas em 100 megatons e cobrar um imposto sobre o carbono de $30 a tonelada em 2018.
Fonte: CBC News
Com arquivos da Canadian Press