

A relação entre a Índia e o Canadá está agora de volta aos trilhos, anunciou o primeiro-ministro indiano Narendra Modi na quarta-feira, depois de assinar uma série de acordos bilaterais, incluindo um acordo para comprar urânio do Canadá para abastecer os reatores de potência do seu país, noticiou a Canadian Press.
Modi e o primeiro-ministro Stephen Harper concordaram na quarta-feira que o acordo é apenas um primeiro passo no sentido de aprofundar os laços económicos, e que a relação entre os dois países ainda não atingiu o seu potencial.
Ao abrigo do acordo nuclear, a Índia vai comprar mais de 3.000 toneladas de urânio de Saskatchewan.
O primeiro-ministro de Saskatchewan Brad Wall, que presenciou o anúncio, disse que o acordo, com valor estimado em centenas de milhões de dólares, seria uma benção para a sua província.
O contrato com a Cameco Corp. é um de uma série de acordos que foram anunciados na quarta-feira.
Os acordos incluem compromissos de cooperar nas áreas de aviação civil, transporte ferroviário e educação e desenvolvimento de competências, assim como o espaço, segurança social e saúde materna, neonatal e infantil.
Esta é a primeira visita bilateral ao Canadá de um primeiro-ministro indiano desde que Indira Gandhi foi recebido em 1973 pelo primeiro-ministro Pierre Trudeau.
