
Otava, 02 jun (Lusa) — O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau mostrou-se hoje “profundamente desapontado” com a retirada dos Estados Unidos da América (EUA) do Acordo de Paris, anunciada na quinta-feira pelo Presidente Donald Trump.
“Estamos profundamente desapontados” com a decisão do governo dos Estados Unidos de “retirar o país do Acordo de Paris. O Canadá mantém-se inabalável no compromisso de luta contra as Alterações Climáticas e apoio do crescimento económico sustentável. Os canadianos sabem que precisamos de tomar medidas decisivas e coletivas para enfrentar as muitas duras realidades do clima em mudança”, refere Justin Trudeau numa mensagem publicada no seu site oficial.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na quinta-feira a retirada dos EUA do Acordo de Paris — assinado em 2015 por quase 200 países e ratificado por 147 -, dizendo que este pacto coloca em “permanente desvantagem” a economia e os trabalhadores norte-americanos, tendo proposto renegociar um “melhor” e “mais justo”.