
Kiev, 24 ago 2025 (Lusa) – O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, apelou hoje ao cessar-fogo para “parar as mortes” no conflito desencadeado pela invasão russa da Ucrânia, numa conferência de imprensa em Kiev, no dia da Independência ucraniana.
“Em primeiro lugar, precisamos de um cessar de hostilidades. Precisamos de um cessar-fogo. Podemos chamar-lhe de cessar-fogo, uma trégua, um armistício. É necessário para parar os massacres”, disse Mark Carney numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Contrastando com a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não considera um cessar-fogo necessário para assinar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, Mark Carney considerou ainda que “se a agressão da Rússia ficar sem resposta, não parará”.
O líder canadiano disse ainda hoje que não cabe à Rússia decidir eventuais garantias de segurança que os ucranianos possam pedir aos aliados ocidentais.
“Não cabe à Rússia decidir como garantir a soberania, a independência e a liberdade da Ucrânia no futuro. É uma escolha da Ucrânia e são decisões dos seus parceiros”, disse Mark Carney na mesma ocasião.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a presença de tropas estrangeiras na Ucrânia depois do fim da guerra “é uma questão importante” para Kiev.
JE // ZO
Lusa/Fim