
Em Ontário a maior ação de tornados decorria entre maio e junho. Mas nos últimos anos, a atividade mudou para o final do verão, entre julho a setembro.
A justificação para esta mudança são as alterações climáticas, que segundo os especialistas estão a aquecer os grandes lagos.
Em 2017, Northern Tornados Project (NTP – da London Western University, em Ontário) presumiam que as pradarias do Canadá fossem o ponto forte de ação dos tornados. Mas, com as recolhas de dados que fizeram descobriram que é em Ontário que se situa o centro de criação de tornados no país.
Com a Environment Canadá a prever um verão quente e a Natural Resources Canada a alertar para o aumento de incêndios florestais, surge também a preocupação com o aumento da possibilidade de tornados.
Embora ainda não esteja 100% confirmada esta associação, o NTP recolheu dados que permitem associar o aumento de incêndios florestais à diminuição do número dos tornados.
Mas, aumentando a humidade e o calor, há maior risco de tempestades fortes, que podem provocar tornados maiores e mais prejudiciais.
Em maio de 2024, o NTP, divulgou que no Canadá é Ontário quem lidera com 18,2 tornados por ano.
Ainda é cedo para definir tendências de frequência, mas as alterações climáticas provocam o alerta e o NTP refere ser importante continuar a analisar e a estudar esses eventos nos próximos anos.