
Maputo, 07 set (Lusa) – O Presidente de Moçambique assinalou hoje em Maputo os 40 anos dos Acordos de Lusaca, que abriram caminho à independência do país, desejando uma “nova vitória” com a aprovação no parlamento do entendimento com o maior partido de oposição.
“O maior desafio é continuar com outra vitória. E neste caso a vitória que temos pela frente é aplicar o memorando de entendimento o mais rápido possível”, declarou Armando Guebuza, citado pela agência de notícias moçambicana AIM, após a cerimónia do Dia dos Acordos de Lusaca, celebrado a 07 de setembro de 1974 pela Frelimo (Frente Revolucionária de Moçambique) e pelo Governo português.
A Assembleia da República reúne-se na segunda-feira em sessão extraordinária para votar a transformação em leis do acordo alcançado pelo Governo e pela Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), ao fim de um ano e meio de confrontos militares e de mais de 70 rondas negociais entre as partes e que culminaram com a assinatura, na sexta-feira em Maputo, do entendimento por Guebuza e Afonso Dhlakama, líder do maior partido de oposição.