PRESIDENTE DO MÉXICO CHEGA AO CANADÁ PARA VISITA DE ESTADO

THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld
THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld
THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld
THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld

O presidente do México chegou ontem ao Canadá para começar uma cimeira dos líderes da América do Norte, de três dias, cuidadosamente coreografada.

Enrique Pena Nieto dirigiu-se para Quebec City antes de jantar com o primeiro-ministro Justin Trudeau em Toronto e, em seguida, chegar à capital nacional nesta terça-feira para uma visita de estado oficial.

O presidente mexicano, então, juntar-se-á a Trudeau e ao presidente dos EUA, Barack Obama, para a cimeira de líderes norte-americanos, na quarta-feira em Otava, vulgarmente conhecida como os “Três Amigos”.
A cimeira trilateral do ano passado foi cancelada no meio da disputa Canadá-EUA sobre o oleoduto Keystone XL, e uma luta Canadá-México em curso sobre os requisitos de visto.

O Keystone XL já foi formalmente rejeitado pela administração Obama, enquanto que a obrigação de visto do Canadá para visitantes mexicanos permanece uma questão irritante que, segundo fontes, provavelmente não vai ser totalmente resolvida esta semana.

No entanto Trudeau e Pena Nieto vão estar à procura de uma demonstração pública de cooperação Canadá-México – provavelmente centrada na ação climática – como um contraponto ao protecionismo comercial e ao sentimento anti-imigrante que tem marcado a corrida presidencial dos EUA deste ano.

Depois da partida de Pena Nieto na quarta-feira à tarde, Obama vai tornar-se o primeiro presidente dos EUA, em 21 anos, a abordar as casas conjuntas do Parlamento, com um discurso na Câmara dos Comuns.

Fonte: Canadian Press