

O presidente de Toronto diz que a cidade agora tem instalações desportivas para sediar competições internacionais que antes apenas poderiam ser realizadas em Vancouver, deixando a porta aberta para uma possível futura candidatura olímpica, noticiou a Canadian Press.
A cidade está atualmente a receber os Jogos Pan-Americanos, que terminam domingo, e o presidente John Tory disse na quarta-feira que o evento colocou Toronto no mapa global de eventos desportivos.
O presidente referiu, no entanto, que não vai discutir uma potencial candidatura para os Jogos Olímpicos até que terminem ambos os Jogos Pan Am e Parapan-Americanos. Estes últimos, terminam em meados de agosto.
Depois disso, acrescentou, os responsáveis vão sentar-se e conversar sobre as várias opções.
As cidades que pretendem receber os Jogos Olímpicos de verão de 2024 têm até 15 de setembro para apresentar uma carta de candidatura ao Comité Olímpico Internacional. Essas candidaturas consideradas viáveis, terão depois até ao início de 2016 para entregar o seu conceito de candidatura.
O Comité irá avaliar esses conceitos e escolher um número de cidades candidatas oficiais, que serão examinadas por uma comissão de peritos antes da escolha da cidade vencedora, no verão de 2017.
Toronto fez várias candidaturas falhadas para os Jogos Olímpicos, tendo mais recentemente perdido os Jogos de verão de 2008 para Pequim.
Há um precedente para uma cidade que hospeda os Pan Am e os Jogos Olímpicos em rápida sucessão. O Rio de janeiro sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007 e está pronta para receber os Jogos Olímpicos de verão do próximo ano.
John Furlong, que conduziu a candidatura e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010, disse que não há dúvidas de que Toronto tem a infraestrutura e as competências organizacionais para sediar um grande evento desportivo, como os Jogos Olímpicos.
