PREÇO MÉDIO PARA CASA CANADIANA SUBIU OUTROS 12% PARA $454.342

Os mercados quentes em Toronto e Vancouver estão a distorcer (para cima) o preço médio nacional de uma casa canadiana, diz a CREA. (Daniel Acker / Bloomberg)
Os mercados quentes em Toronto e Vancouver estão a distorcer (para cima) o preço médio nacional de uma casa canadiana, diz a CREA. (Daniel Acker / Bloomberg)
Os mercados quentes em Toronto e Vancouver estão a distorcer (para cima) o preço médio nacional de uma casa canadiana, diz a CREA.  (Daniel Acker / Bloomberg)
Os mercados quentes em Toronto e Vancouver estão a distorcer (para cima) o preço médio nacional de uma casa canadiana, diz a CREA.
(Daniel Acker / Bloomberg)

O preço médio de uma casa canadiana aumentou 12 por cento no ano até dezembro e agora vale $454.342, diz a Canadian Real Estate Association.

Como tem vindo a acontecer, o grupo imobiliário diz que Toronto e Vancouver estão a distorcer (para cima) a média nacional. Mas se essas duas cidades não são contabilizadas, a média nacional cai para $336,994, enquanto o ganho anual ainda é de 5,4 por cento.

Na verdade, essas duas cidades estão a mascarar um mercado imobiliário que agora está a ficar mais barato a nível nacional. Se as províncias da Colúmbia Britânica e Ontário são retiradas da equação, a média de uma casa canadiana valia apenas $294.363 em dezembro – um decréscimo de 2,2 por cento durante o ano passado.

Os preços não foram a única parte do mercado da habitação que aumentou durante o mês. O número real de vendas cresceu 10 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Fonte: CBC News