Prazo adiado: reembolsos do subsídio ‘CEBA’ estendidos até 2023

Foto: RODNAE Productions/Pexels
Foto: RODNAE Productions/Pexels

O Governo canadiano estendeu o prazo para o reembolso dos empréstimos feitos às empresas através do Canada Emergency Business Account até 2023. A informação foi divulgada esta quarta-feira.

O Governo federal anunciou, na passada quarta-feira, a extensão do prazo do pagamento dos empréstimos feitos por pequenas empresas através do programa Canada Emergency Business Account (CEBA) até ao final de 2023.

O primeiro-ministro Justin Trudeau e a ministra das Pequenas Empresas e Desenvolvimento Económico, Mary Ng, fizeram o anúncio, observando que as novas restrições que muitas empresas enfrentam, devido ao atual aumento da Ómicron, são um grande motivo para necessitarem de mais tempo para pagarem os empréstimos.

O Governo introduziu o CEBA em abril de 2020 como um programa de empréstimos sem juros, oferecendo inicialmente até 40 mil dólares para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos que tenham sofrido perdas de receitas devido à Covid-19.

Uma expansão foi posteriormente oferecida, permitindo que as empresas se candidatassem a receber empréstimos de até 60 mil dólares.

Antes da atualização de quarta-feira, se os requerentes pagassem o saldo do empréstimo até ao final de 2022, o Governo planeava perdoar até um terço do valor emprestado.

Agora, as empresas qualificadas “em situação regular” terão até 31 de dezembro de 2023 para pagar e se qualificar para até 20 mil dólares de perdão da dívida.

Desde o lançamento do Canada Emergency Business Account, quase 900 mil empresas foram aprovadas para os empréstimos, perfazendo cerca de 50 mil milhões de dólares em assistência federal.