PR REALÇA QUE REPÚBLICA, DEMOCRACIA E PORTUGAL SÃO “INSEPARÁVEIS DO MÉRITO”

LusaLisboa, 05 out (Lusa) – O Presidente da República sublinhou hoje que a República, a democracia e Portugal “são inseparáveis do mérito”, elogiando o trabalho desenvolvido por Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim Sousa Ribeiro, Manuel Alegre e Barbosa de Melo.

Na cerimónia em que condecorou o antigo presidente do Tribunal de Contas Guilherme d’Oliveira Martins, o ex-presidente do Tribunal Constitucional Joaquim Sousa Ribeiro e o histórico dirigente socialista Manuel Alegre, e atribuiu postumamente a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique ao ex-presidente da Assembleia da República Barbosa de Melo, o chefe de Estado disse tratar-se de uma “justa homenagem a quem merece o galardão pelo serviço cívico, cultural e de uma vida inteira de dedicação à causa pátria”.

Referindo-se aos antigos presidentes do Tribunal Constitucional e do Tribunal de Contas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou, em Lisboa, as “funções particularmente complexas, difíceis e exigentes nos tempos que vivemos” desempenhadas por Sousa Ribeiro e Oliveira Martins.