
Os membros do Parti Quebecois irão escolher o seu próximo líder a 7 de outubro, anunciou o líder interino Sylvain Gaudreault no domingo.
A votação terá lugar por telefone e Internet entre 5 e 7 de outubro, e os resultados serão anunciados em Quebec City, após o último dia de votação, disse o presidente do PQ Raymond Archambault.
Por razões financeiras, o PQ escolheu um método de votação alternativo que irá evitar uma possível segunda volta.
O período de nomeação começa oficialmente na segunda-feira (ontem) e terminará no dia 4 de julho, quando os candidatos são nomeados, coincidindo com o início da corrida.
Cada candidato deve depositar 20.000 dólares até setembro e recolher assinaturas de 1.500 membros em sete regiões e 45 distritos.
O limite máximo para as despesas de cada candidato foi fixado em 200.000 dólares em comparação com 400.000 dólares para a corrida de liderança no ano passado.
Aqueles que querem votar para o próximo líder do PQ terão que se afiliar ao partido antes de 7 de setembro.
Haverá dois debates, provavelmente em setembro. Um deles será em Montreal e outro numa cidade que será decidida por sorteio mais tarde.
Até ao momento, quatro candidatos lançaram oficialmente a sua candidatura: Martine Ouellet, Alexandre Cloutier, Véronique Hivon e Jean-François Lisée.
O vencedor irá substituir o ex-líder Pierre Karl Péladeau, que deixou o cargo no início de maio por razões familiares.
Fonte: Canadian Press
