Posse de droga: Erro de GPS leva homem de 60 anos dos EUA a ter com CBSA

FOTO: CBSA TWITTER
FOTO: CBSA TWITTER

Um erro no GPS levou um condutor de 60 anos até à fronteira canadiana, na semana passada, onde foi detido com mais de 180 quilos de canábis e mais de 600 mil dólares no carro. A revelação foi feita pela Royal Canadian Mounted Police.

A Royal Canadian Mounted Police afirmou num comunicado de imprensa que Andrew Lee Toppenberg, de 60 anos, estava a seguir coordenadas do GPS que foram introduzidas incorretamente quando, por engano, acabou na fila da fronteira no posto fronteiriço de Rainbow Bridge, no Canadá, em Niagara Falls, na província de Ontário.

Toppenberg, que é de Tustin, na Califórnia, não tinha o passaporte consigo, o que fez com que fosse sujeito a uma inspeção, segundo as autoridades.

Durante a inspecção, os agentes fronteiriços canadianos encontraram 181 kg de canábis, que, segundo a polícia, pode valer pouco mais de meio milhão de dólares. Também foram encontrados mais de 600 mil dólares no carro, segundo o comunicado de imprensa.

As drogas e o dinheiro estavam espalhados pelo carro, com a cannabis em recipientes embalados a vácuo e o dinheiro separado em maços que estavam escondidos.

Toppenberg esteve presente num tribunal de Ontário na segunda-feira, 5 de junho, e continua ainda detido pelas autoridades.

Jeff Walters, director das Operações do Distrito de Niagara da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá, afirmou numa declaração:

“A CBSA está extremamente orgulhosa da diligência demonstrada pelos nossos agentes. O seu trabalho árduo tem um impacto profundo na garantia contínua da segurança pública nas nossas fronteiras”.