Portugal ganha bronze nos Jogos Olímpicos ao vencer canadiano no judo

FOTO: COMITÉ OLÍMPICO PORTUGAL TWITTER
FOTO: COMITÉ OLÍMPICO PORTUGAL TWITTER

O Canadá conquistou a primeira medalha de remo nas Olimpíadas de Tóquio na quinta-feira, continuando o domínio das atletas femininas nestes Jogos de verão. O principal destaque vai para a primeira medalha alcançada por Portugal nestes Jogos Olímpicos ao vencer o Canadá no Judo.

Começamos o destaque desportivo com o triunfo português Jorge Fonseca, em Tóquio. O atleta de judo, campeão do mundo, ficou no pódio. Venceu o canadiano Shady Elnahas que foi impressionante nas duas primeiras rodadas de eliminação do evento masculino da categoria de 100 quilos. O atleta do Canadá derrotou Ivan Remarenco dos Emirados Árabes Unidos e Zelym Kotsoiev do Azerbaijão.

Chegou à luta pela medalha de bronze, mas caiu para o adversário português num duelo de titãs. A sorte sorriu aos heróis do mar que conquistaram a primeira medalha nestes jogos de Tóquio.

Apesar da derrota para Jorge Fonseca, o Canadá chegou à décima medalha nas Olímpiadas. Na final de remo a dupla feminina, Caileigh Filmer e Hillary Janssens levaram para casa o bronze. A Nova Zelândia ficou com o ouro. A Rússia ficou com a prata.

Já a dupla masculina de remo, Kai Langerfeld e Conlin McCabe não teve tanta sorte. Os atletas estiveram perto do bronze, mas ficaram atrás da Dinamarca por uma fração de segundo.

Também foi um dia dececionante para os semifinalistas Carling Zeeman e Trevor Jones, que ficaram em quinto e sexto lugar, respetivamente, e perderam o acesso às medalhas.

No voleibol de praia, Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes continuaram a sequência de vitórias perfeita com um terceiro triunfo consecutivo, derrotando a Suíça por 2 sets a zero.

A dupla avança para os quartos de final que se iniciam na próxima terça-feira.

O Canadá começou bem a primeira partida dos Jogos pela seleção feminina de Rugby Sevens, ao vencer o Brasil por 33-0. No final do dia, as mulheres perderam para as Ilhas Fiji por 26-12. A equipa joga com a França na próxima sexta-feira.

A seleção feminina de basquetebol recuperou-se da derrota inicial para a Sérvia ao derrotar a Coreia do Sul por 74 a 53 na segunda partida dos Jogos. Segue-se agora a Espanha, no próximo domingo.

A detentora do recorde canadiano na natação, Penny Oleksiak, conseguiu um terceiro lugar na semifinal feminina dos 100 metros livres, levando-a à corrida pela medalha de ouro na sexta-feira.

No entanto, falhou o acesso à terceira medalha nos Jogos na final dos 200 metros livre em grupos de 4. Oleksiak, Summer McIntosh, Rebecca Smith e Kayla Sanchez ficaram em quarto lugar depois de corridas que atingiram recordes mundiais da China, Estados Unidos e Austrália.

Markus Thormeyer não chega à final masculina dos 200 metros costas depois de terminar em último na semifinal, enquanto Kelsey Lauren Wog foi desclassificada na meia-final feminina dos 200 metros bruços.

O dia de abertura do golfe masculino viu os canadianos Corey Conners e Mackenzie Hughes ficarem no 21º lugar. A segunda rodada terá início na sexta-feira de manhã, horário de Tóquio.

No esgrima, o Canadá foi derrotado pela França nos quartas-de-final. As mulheres terminaram o dia a vencerem o Japão e garantindo o quinto lugar na classificação geral.

Drew Mechielsen terminou em quarto lugar nos quartos de final de BMX, qualificando-se para as meias-finais que acontecem na sexta-feira.

A seleção masculina de hóquei sofreu outra derrota nas primeiras rodadas, caindo para a Bélgica por 9-1. Vão agora enfrentar a África do Sul na próxima sexta-feira.

Depois das vitórias consecutivas no início da semana, Michelle Li foi derrotada pela japonesa Nozomi Okuhara nos oitavos de final em Badminton.