PORTUGAL E MOÇAMBIQUE VÃO COOPERAR MAIS NA ÁGUA

mocambiqueOs governos de Moçambique e Portugal assinaram em Maputo um memorando de entendimento para a cooperação técnica e institucional na gestão de recursos hídricos e serviços de água e saneamento.
A intenção de os dois países foi formalizada pelo ministro português do Ambiente, Organização Territorial e Energia, Jorge Moreira da Silva, e pelo ministro moçambicano das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Mutemba e o entendimento prevê que Moçambique e Portugal colaborem na elaboração de políticas para o setor de água, bem como de planos estratégicos para a gestão de rios internacionais.
Falando na assinatura do memorando de entendimento, o ministro do Ambiente, Organização Territorial e Energia de Portugal adiantou que uma missão de peritos do seu pelouro vai deslocar-se em abril a Moçambique para a criação de condições de operacionalização do memorando.
Enquanto que o ministro moçambicano das Obras Públicas e Habitação defendeu que o acordo vai permitir que o país reforce a sua capacidade nos desafios que enfrenta na área de água, como, as cheias cíclicas e a seca, esperando trabalhar com Portugal na formação de peritos capazes de lidar com estes desafios e trocar experiências no abastecimento e gestão de água.
Este memorando de entendimento celebrado é parte dos 16 acordos que o Governo português vai assinar com Moçambique, no quadro da visita que o primeiro-ministro de Portugal, Passos Coelho, iniciou terça-feira ao país africano.