“PORTUGAL E ESPANHA DEVERIAM SER MAIS PARCEIROS”, SEC-GERAL IBERO-AMERICANA

LusaMadrid, 20 jul (Lusa) – A secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, considera que Portugal e Espanha deveriam ser mais “parceiros” como “porta de entrada da América Latina na Europa” do que concorrentes, atuando como um bloco ibérico económico.

“A mim parece-me que [Portugal e Espanha] deveriam ser sócios nessa porta de entrada na Europa. Acredito sinceramente que a internacionalização dos negócios latinoamericanos que passa por Europa prefere Espanha e Portugal como porta. Pois isso traz investimentos a Espanha e a Portugal. Acho que em vez de concorrerem um com o outro, deveriam ver-se como um bloco de entrada na Europa”, considerou Rebeca Grynspan em entrevista à agência Lusa em Madrid, cidade que acolhe a sede da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

A responsável da SEGIB – responsável pela parte da organização da Conferência Iberoamericana, que congrega 22 países, entre os quais Portugal, Brasil e Espanha – acrescentou que já é assim, como um bloco ibérico, que a América Latina vê ambos os países.