PORTUGAL CRIA CÂMARA DO COMÉRCIO NA REPÚBLICA DOMINICANA

REPUBLICA DOMINICANAPortugal ainda é um país pouco conhecido para os dominicanos, uma realidade que empresários portugueses querem contrariar com a criação de uma Câmara de Comércio, Indústria e Turismo entre os dois países, hoje apresentada em Santo Domingo.
A República Dominicana é o maior consumidor per capita na área das telecomunicações e o maior exportador de cacau, café orgânico e bananas orgânicas para a União Europeia, sendo o turismo, as zonas francas, as telecomunicações e a construção civil setores-chave da economia e estas áreas, além dos setores da agricultura, minérios, banca, seguros e energia, são os mais atrativos para o investimento estrangeiro, num país onde mais de metade da população tem menos de 25 anos e a educação é uma das principais apostas do governo.
Os centros comerciais estão a crescer na ilha, onde marcas portuguesas como a Zippy e a Parfois já têm lojas e vivem entre 150 a 200 portugueses naquele país.
A Câmara tem o projeto de criar naquele país, até ao final do próximo ano, a “Casa de Portugal”, para promover a cultura, os produtos lusos e a língua portuguesa na República Dominicana.
A entidade foi apresentada em Santo Domingo, durante o fórum “Investir na República Dominicana”, no âmbito da primeira missão empresarial de portugueses àquele país que junta pela primeira vez, empresas portuguesas e dominicanas de diversos setores, nomeadamente, das obras públicas, da construção civil, das comunicações e energia.
No encontro esteve também o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, que realiza entre terça-feira e hoje uma visita oficial à República Dominicana.