
O FC Porto garantiu o terceiro lugar da I Liga de futebol e o apuramento para o “play-off” de acesso à Liga dos Campeões, ao vencer em casa o Rio Ave por 3-0 no encontro de segunda-feira à noite que fechou a 28.ª e penúltima jornada.
O colombiano Jackson Martinez marcou de grande penalidade, aos 61 minutos, o mexicano Hector Herrera aumentou, aos 72, e o brasileiro Danilo, de livre direto, aos 90+4 minutos, marcaram na fácil vitória do campeão nacional da época passada.
O resultado permite aos dragões aumentar a vantagem sobre o Estoril-Praia que está em quarto na prova para inalcançáveis oito pontos, já que só estão seis em disputa para cada emblema.
A 15 pontos do campeão Benfica e oito do Sporting, que no sábado garantiu o segundo posto e a entrada direta na fase de grupos da “Champions” de 2014/15, o FC Porto fica-se por um “desolador” terceiro lugar, após três títulos consecutivos.
O Rio Ave manteve o 13.º posto, jogando de forma descontraída, já que tem a manutenção assegurada e coloca agora como prioridades de época as finais da Taça de Portugal – o que por si já vale a ida à Liga Europa, mesmo que não ganhe ao Benfica no Jamor – e da Taça da Liga.