
O número de sem-abrigo mais do que duplicou em Toronto nos últimos três anos, de acordo com a mais recente avaliação das necessidades das ruas da cidade.
A pesquisa sobre os sem-abrigo da Avaliação de Necessidades de Rua de 2024, que foi realizada no terreno em outubro passado e finalizada nesta primavera, descobriu que cerca de 15.400 pessoas estavam desabrigadas em Toronto no outono passado.
Em abril de 2021, quando a avaliação anterior foi concluída, esse número era de cerca de 7.300 pessoas.
Para a autarquia de Toronto, o aumento significativo deve-se a várias razões, essencialmente à falta de habitação a preços acessíveis, às necessidades de satisfação não satisfeitas, ao apoio insuficiente ao rendimento e a lutas contra o consumo de substâncias psicoativas. A pandemia da Covid-19 também influenciou o acréscimo de sem-abrigo em Toronto.
A Câmara Municipal informou, entretanto, que o número de indivíduos sem-abrigo alojados em abrigos ou locais administrados pela província, bem como aqueles que não têm abrigo ao ar livre, manteve-se consistente desde 2018.
Dá ainda conta de uma redução do número de pessoas sem-abrigo desde a recolha dos dados em outubro de 2024. A autarquia alegou uma diminuição do número de requerentes de asilo em abrigos, um menor número de acampamentos em toda a cidade e pessoas a mudarem-se para habitações permanentes.