Política: Vereadores disputam presidência da Câmara de Mississauga

Foto: Greg's Southern Ontario/Flickr
Foto: Greg's Southern Ontario/Flickr

Com a saída de Bonnie Crombie já amanhã, Mississauga prepara-se para ter eleições intercalares. A data do ato eleitoral ainda não foi definida, mas há já dois políticos que querem assumir a liderança da Câmara Municipal.

12 de janeiro de 2024 vai ficar na história de Mississauga como o último dia de Bonnie Crombie ao leme da autarquia. Ainda não sabe, contudo, quando vai ser escolhido o seu substituto.

A 17 de janeiro, o Conselho é obrigado a declarar o lugar de Crombie vazio. Nos 60 dias subsequentes, será então aprovada legislação para convocar as eleições intercalares.

Apesar de a data do ato eleitoral não estar ainda definida, pelo menos dois vereadores já sinalizaram que querem a liderança da Câmara Municipal.

É o caso de Carolyn Parrish, que representa o distrito eleitoral 5. A política diz que já tem uma equipa constituída para concorrer às eleições.

Parrish pretende renunciar do cargo de vereadora para se juntar à corrida, o que implica a realização de duas eleições intercalares em simultâneo.

O mesmo acontece com Stephen Dasko, vereador do distrito 1. Dasko foi rápido a dizer que pretende candidatar-se e já enumerou inclusive prioridades para o próximo mandato, nomeadamente as infraestruturas.

Até às eleições intercalares, os vereadores de Mississauga assumem bimestralmente as funções de autarca interino. É o que tem vindo, aliás, a acontecer desde setembro, quando Crombie se ausentou para concorrer, e mais tarde vencer, as eleições internas do Partido Liberal de Ontário.