
A votação na corrida pela liderança do Partido Liberal, que escolherá o sucessor do primeiro-ministro Justin Trudeau, está aberta desde as 8 am de 26 de fevereiro. Os liberais registados têm até 9 de março, às 3 pm, para votar.
A primeira coisa que os liberais que podem votar precisam fazer é verificar a sua elegibilidade. Para ser elegível, os eleitores devem-ter se registado como liberais antes das 5 pm de 27 de janeiro de 2025.
No entanto, muitos liberais têm denunciado problemas com as votações, quer a nível da burocracia envolvente, como de transtornos no momento de verificação de identidade.
O Partido Liberal e o Canada Post insistem que a votação para a liderança do partido federal é um modelo de eficiência. O partido afirmou ainda que não há problemas generalizados com o sistema e, inclusive, divulgou links com instruções de votação online para facilitar.
Alguns especialistas do ramo político alegam que as preocupações com a interferência estrangeira podem estar a dificultar o processo.
Mark Carney, um dos candidatos à liderança do partido, manifestou, em tom de brincadeira, que a segurança das votações é a principal prioridade.
Até 6 de março, mais de 127 mil liberais registados foram verificados para votar na corrida e 105 mil votaram.
