Política: Ford conquista terceiro mandato em Ontário com maioria

Foto: X Ford Nation

Doug Ford e o Partido Conservador Progressista conquistaram a maioria em Ontário e regressam ao Queen’s Park com um terceiro mandato maioritário consecutivo. Os conservadores garantiram uma expressiva vitória nas eleições antecipadas de inverno, convocadas no final de janeiro por Ford devido à ameaça das tarifas americanas.

Foram conquistados pelo PC  80 assentos, menos três do que em 2022.

O NDP obteve 27 assentos, garantindo o regresso do partido como oposição oficial em Ontário. Os liberais melhoraram a sua posição face a 2022, com 14 lugares.

Doug Ford agradeceu o apoio de todos os que voltaram a demonstrar confiança nele e no seu partido e prometeu aos ontarianos que vai lutar com afinco pela defesa da província. Acrescentou que a sua posição será afirmada a nível nacional na possível guerra comercial que se aproxima com os Estados Unidos da América.

Os líderes do NDP, do Partido Liberal e do Partido Verde também reagiram aos resultados das eleições.

Marit Stiles, do NDP, admitiu que o resultado não foi o que o partido esperava, mas reconheceu que a escolha dos ontarianos deve ser respeitada. Acrescentou que os eleitores confiaram a Ford a responsabilidade de governar Ontário e ao NDP a missão de garantir que os conservadores cumprem as suas obrigações.

Stiles felicitou Ford e afirmou que ela e o seu partido estão prontos para fazer tudo o que puderem para ajudar a combater a ameaça “real” representada por Trump.

Bonnie Crombie, dos liberais, reconheceu que o resultado foi dececionante para o partido.  Apesar de não ter conseguido nem mesmo ser eleita pelo distrito de East-Cooksville, mostrou-se otimista e garantiu que continuará como líder. Afirmou que será uma voz ativa na responsabilização do Governo. Crombie saudou o regresso dos liberais ao estatuto de partido oficial e considerou-o uma “pedra basilar” para o crescimento da força política.

O líder do Partido Verde, Mike Schreiner, homenageou “muitas mãos frias e corações calorosos” durante a campanha eleitoral e prometeu que continuará a defender o que considera ser o melhor para o povo de Ontário.

Entre os luso-canadianos que disputaram as eleições, não conseguiram ser eleitos os liberais Martin Medeiros, por Brampton Centre, Paulo Pereira, por Davenport, e Elizabeth Mendes, por MIssissauga-Lakeshore. Teresa Armstrong, do NDP, conseguiu ser reeleita pelo distrito de London-Fanshawe.