Polícia: Sindicato da RCMP rejeita retirada de agentes da fronteira

Foto: Facebook Royal Canadian Mounted Police

O sindicato que representa os polícias da Royal Canadian Mounted Police (RCMP) pediu a Ottawa que descarte qualquer ideia de transferir as responsabilidades de segurança na fronteira para fora da RCMP.

A Federação Nacional de Polícia afirma que a RCMP é a única agência totalmente treinada e equipada para lidar com investigações criminais relacionadas com a fronteira e patrulhar áreas remotas entre os postos de controlo oficiais.

A declaração do sindicato surge enquanto o Canadá reforça a segurança nas fronteiras para responder às preocupações da Casa Branca sobre o fluxo de migrantes e drogas para o sul.

A RCMP é responsável pela vigilância entre os postos oficiais de controlo da fronteira, enquanto a Agência de Serviços Fronteiriços do Canadá gere a segurança nos postos terrestres, aeroportos e portos marítimos.

O sindicato que representa os agentes da agência fronteiriça instou o Governo federal a expandir as suas funções para permitir que possam atuar entre os postos de entrada.

O Sindicato dos Alfandegários e Imigração afirma que os agentes da agência fronteiriça já estão treinados com foco na fronteira e têm um bom entendimento das leis e regulamentos relevantes.

Numa declaração emitida na quarta-feira, a federação policial disse que os empregados da agência fronteiriça não estão treinados nem qualificados para desempenhar as mesmas funções que os agentes da RCMP.

A federação está a pedir ao Governo federal que reafirme o papel da RCMP na segurança da fronteira e se comprometa a contratar pelo menos mil agentes adicionais para reforçar a segurança nacional e os esforços de fiscalização.

O sindicato pediu também que Ottawa acelere o recrutamento e a formação da RCMP, simplifique o processo de aquisição de equipamentos e expanda a partilha de informações de inteligência.