

A Polícia Provincial do Ontário está a juntar-se à luta para educar o público sobre os perigos do fentanil, que tem sido associado a mais de 500 mortes na província nos últimos cinco anos.
A força policial está a divulgar anúncios de serviço público e diz que publicará ou ligará o conteúdo às suas contas Facebook e Twitter, num esforço para consciencializar o público para as ameaças representadas pelo fentanil e opióides similares.
O Fentanil é legal quando prescrito por um médico para o tratamento da dor crónica, e é cerca de 100 vezes mais potente do que a morfina e cerca de 40 vezes mais forte do que a heroína.
Uma dose letal de fentanil puro é tão pequena quanto dois miligramas – o peso de 32 grãos de sal de mesa ou sete sementes de papoila – e a polícia diz que muitas pessoas estão a ingerir isso sem saber.
A polícia diz que os traficantes estão a adicionar fentanil obtido ilegalmente a outras drogas que vendem – como cocaína e comprimidos de oxicodona falsificados – para aumentar os seus lucros e isso está a aumentar o número de overdoses e mortes.
Uma campanha de consciencialização online apoiada pela Associação dos Chefes de Polícia do Ontário oferece informações sobre os antídotos de fentanil de curto prazo em www.facethefentanyl.ca.
A ministra federal da Saúde, Jane Philpott, prometeu que o governo liberal não deixaria pedra sobre pedra ao examinar as mudanças legislativas para enfrentar a crise dos opiáceos no país.
Especialistas em saúde e ministros reuniram-se para um evento de dois dias no mês passado para examinar uma abordagem nacional de dependência, overdose e mortes relacionadas ao uso de opióides.
Isadore Day, o chefe regional da Assembleia das Primeiras Nações do Ontário, disse à cimeira que todas as comunidades das Primeiras Nações estão a sofrer com a crise dos opióides.
A crise de suicídio nas comunidades indígenas também está ligada à questão dos opióides, sublinhou Day.
Os «Mounties» chegaram a um acordo com a China no final do mês passado para tentar parar o fluxo transpacífico de fentanil para o Canadá.
O comissário da Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) Bob Paulson e Chen Zhimin, vice-ministro do Ministério da Segurança Pública da China, concordaram em aumentar os esforços para interromper o fluxo de drogas e outros opióides.
A Colúmbia Britânica foi particularmente atingida pela crise dos opióides – o fentanil foi detetado em 374 mortes por overdose durante os primeiros 10 meses do ano.
Fonte: Canadian Press
