Polícia e inspetores limpam acampamentos de sem-abrigo

FOTO: Naheed Dosani /TWITTER
FOTO: Naheed Dosani /TWITTER

A polícia e os inspetores da cidade de Toronto estão a limpar um novo acampamento de sem-abrigo num parque público do centro de Toronto. Várias pessoas foram detidas.

A autarquia da cidade de Toronto garantiu que estava a cumprir os avisos de limpeza que emitiu no mês passado para dezenas de pessoas que vivem em quatro acampamentos de sem-abrigo. Os avisos alertavam que os que se recusassem a deixar o parque poderiam ser retirados à força e enfrentar multas de até 10 mil dólares.

A polícia disse que nove pessoas foram detidas durante a limpeza do Alexandra Park na última terça-feira, sete delas por invasão de propriedade.

A autarquia fechou oficialmente o Alexandra Park para “permitir que a equipa se envolva com os ocupantes do acampamento, incentivando-os a aceitar ofertas de acomodações internas seguras”, avançou Brad Ross, um porta-voz da Câmara Municipal de Toronto.

Todos os indivíduos foram obrigados a deixar o parque para que as equipas da autarquia pudessem “remover os destroços e restaurar o terreno”.

De acordo com o porta-voz, 26 pessoas estavam presentes no parque na manhã da passada terça-feira. Revelou ainda que os ocupantes foram informados verbalmente de que estavam a invadir a propriedade. Dezanove saíram, enquanto sete aceitaram a acomodação interna.

A limpeza de um outro acampamento de sem-abrigos na cidade, que ocorreu no mês passado, atraiu críticas pelo uso desproporcional da força policial.

O presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory, defendeu a operação, mas prometeu uma revisão ao que aconteceu.

No início da pandemia, centenas de pessoas fugiram dos abrigos de Toronto com medo de contraírem a Covid-19, montando tendas em parques por todo o município.

A autarquia da cidade mais populosa do Canadá afirma que o sistema de abrigos é seguro e que acabará por limpar todos os acampamentos, que são considerados inseguros para a população vulnerável. A Câmara Municipal também aprovou recentemente uma moção para acabar com esses acampamentos.