POLÍCIA CONDENADO A NOVE MESES DE PRISÃO POR ESPANCAR DAFONTE MILLER

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Em 2016, um polícia que se encontrava fora de serviço espancou Dafonte Miller, um jovem negro, na altura com 19 anos, em Whitby, foi agora condenado a nove meses de prisão.

Foi no início deste ano que o polícia Michael Theriault foi considerado culpado na agressão a um jovem, num ataque cometido em dezembro de 2016.

Dafonte Miller, vítima do crime, tinha então 19 anos, e ficou gravemente ferido. Sofreu ferimentos em todo o corpo, incluindo no seu globo ocular, que para além de rompido, cegou o jovem de um lado.

A vítima descreve o incidente ao revelar que estava com um amigo durante a manhã da agressão e que terá sido perseguido e atacado com um cano de metal por Michael Theriault.

Contrariamente ao testemunho de Miller, o acusado afirmou que o ataque foi em legítima defesa depois de alegadamente ter apanhado Miller a arrombar um carro estacionado na garagem dos seus pais.

O tribunal superior de Ontário condenou Theriault a 9 meses de prisão, descrevendo o ataque ao jovem Miller como um ato de violência gratuita contra a uma pessoa vulnerável.

Os contornos deste caso têm sido discutidos por alegadamente ter sido provocado por uma questão racial, uma vez que Dafonte Miller é um jovem de cor negra.