Polémica chinesa: Steven Guilbeault vai a Pequim; China sem turistas no Canadá

FOTO: X/STEVEN GUILBEAULT
FOTO: X/STEVEN GUILBEAULT

O ministro do Ambiente do Canadá, Steven Guilbeault, vai ser o primeiro ministro federal a visitar a China desde 2018. A decisão acontece dias depois de a China ter deixado o Canadá fora da lista de países aprovados para viagens. A razão está relacionada com a polémica do Canadá na interferência estrangeira.

Os canadianos estão a perder importantes receitas turísticas provenientes dos visitantes chineses, uma vez que Pequim retirou o Canadá da lista de destinos de viagem aprovados. A medida está diretamente relacionada com o recente enfoque de Ottawa na alegada interferência estrangeira.

A alteração anunciada pelo Ministério da Cultura e do Turismo da China a 10 de agosto permitiu que as agências de viagens chinesas reservassem viagens de grupo e pacotes para turistas chineses para pouco mais de 70 países de todo o mundo. O Canadá foi discretamente excluído da lista.

“Ultimamente, o lado canadiano tem repetidamente exagerado a chamada ‘interferência chinesa'”, afirmou a embaixada chinesa em Ottawa numa declaração.

Entretanto, o ministro do Ambiente do Canadá, Steven Guilbeault, vai a Pequim, na China, numa missão diplomática de 26 a 31 de agosto. Vai ser a primeira visita oficial de um ministro canadiano à China desde 2018.

O gabinete do ministro federal informou que Steven Guilbeault vai estar numa reunião do Conselho Chinês para a Cooperação Internacional em matéria de Ambiente e Desenvolvimento, na China.