PERITO DA ONU CRITICA USO EXCESSIVO DA FORÇA PELA POLÍCIA DE SEUL EM MANIFESTAÇÕES

LusaSeul, 30 jan (Lusa) — O relator da ONU sobre os direitos da liberdade de reunião pacífica e associação, Maina Kiai, criticou hoje o uso excessivo da força por parte das autoridades sul-coreanas para reprimir as recentes manifestações em Seul.

Num relatório escrito durante a sua primeira visita ao país asiático, o enviado das Nações Unidas assinalou em particular o uso de canhões de água e barricadas de veículos pela polícia sul-coreana, meios que na sua opinião “aumentaram a tensão” com os manifestantes, podendo levar a confrontos violentos.

“A agressão apenas leva à agressão”, sublinhou Kiai, que recordou que um manifestante de 69 anos ficou gravemente ferido devido ao uso de canhões de água nos protestos de 14 de novembro, continuando em coma até hoje.