

As pequenas e médias empresas ajudaram a manter a economia do Canadá à tona da água durante o período económico agitado ao longo do ano, de acordo com um novo estudo do CIBC.
O estudo do banco mostrou que as empresas com menos de 500 empregados criaram cerca de oito em cada 10 de todos os novos empregos no setor privado nos últimos 12 meses.
O vice-chefe economista do CIBC, Benjamin Tal, que é coautor do relatório, referiu que as pequenas empresas foram impulsionadas pelos gastos do consumidor, que tem mantido um crescimento, apesar da contração económica no primeiro semestre de 2015.
No entanto, Tal advertiu que as pequenas e médias empresas precisam olhar para além do mercado canadiano, se quiserem manter o seu crescimento.
Ele apontou que a queda no valor do dólar canadiano em relação às moedas europeias e americanas é uma oportunidade para as empresas canadianas poderem impulsionar as suas exportações.
Apenas 10 por cento das pequenas e médias empresas do Canadá estão envolvidas na exportação, de acordo com o relatório, um nível que não mudou em 15 anos.
Fonte: Canadian Press