Pelo menos 25 mil cartas de condução imprensas desde janeiro em Moçambique

Maputo, 09 mar 2026 (Lusa) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (Inatro) de Moçambique imprimiu 25 mil cartas de condução, dos 35 mil pedidos pendentes, desde finais de janeiro, em resultado das “medidas extraordinárias” implementadas, anunciou hoje a entidade.

“Esta produção surge como resultado das medidas extraordinárias em implementação, desde 27 de janeiro deste ano, que incluem a extensão dos dias de funcionamento dos serviços de impressão de cartas de condução até aos fins de semana”, lê-se numa nota do Inatro, publicada na página do Facebook.

A entidade refere ainda que o resultado é também impulsionado pela entrada em funcionamento de mais uma máquina de impressão das cartas de condução, que permitiu a duplicação da capacidade instalada de impressão de 750 para 1.500 cartas por dia, bem como o aprimoramento dos sistemas informáticos intervenientes no processo de impressão. 

“As medidas extraordinárias em implementação incluem melhoria da interação com o público no processo de entrega de cartas, estando em implementação o sistema de envio de mensagens de alerta sobre a disponibilidade da carta para o respectivo levantamento”, acrescenta.

Em paralelo, o Inatro explica que, como solução estrutural e sustentável, está a trabalhar numa solução integrada de produção de cartas de condução e registo de veículos denominado Sistema Integrado de Gestão dos Transportes Rodoviários (SIGMTR).

Segundo a entidade, trata-se de uma plataforma informática integrada, onde decorrerão todos os serviços prestados pelo Inatro e de outras instituições, no âmbito da digitalização dos serviços públicos, sendo que encontra-se na fase conclusiva o processo da respectiva contratação da plataforma.

Em 28 de janeiro, a instituição anunciou que um novo provedor de cartas de condução começaria a operar até o final do primeiro semestre, para acelerar a produção e impressão deste documento.

Cláudio Zunguza, administrador do Inatro, esclareceu que a contratação de um novo provedor, a funcionar num novo modelo, visa acelerar a disponibilização das cartas de condução para travar prejuízos aos beneficiários, explicando que se terciariza o serviço na busca de eficiência face às anteriores reclamações dos utentes.

SYCO (PME) // MLL

Lusa/ Fim