Pedido de ajuda: Governo de Ontário recorre ao governo federal

FOTO: CHRISTINE ELLIOTT / TWITTER
FOTO: CHRISTINE ELLIOTT / TWITTER

Uma porta-voz do ministro de segurança pública do Canadá disse que o Governo federal recebeu um pedido de ajuda do Governo de Ontário, numa altura em que a província continua a lutar contra casos recorde de Covid-19.

Ontário precisa de mais ajuda para combater a pandemia. Mary-Liz Power, diretora de comunicações do ministro de segurança pública do Canadá, Bill Blair, falou num pedido que receberam do Governo de Ontário.

“De momento, estamos em conversações com o Governo de Ontário para determinar a melhor forma de os apoiar com mais recursos”, disse a porta-voz.

No entanto, a natureza exata da assistência não foi clarificada, uma vez que seria objeto de negociações entre os dois níveis de Governo.

O federal poderia enviar equipas médicas das Forças Armadas ou a assistência poderia vir na forma de profissionais e voluntários da Cruz Vermelha.

Aí o objetivo passa por garantir treino sobre o uso de equipamentos de proteção individual e verificar a saúde e o bem-estar das pessoas que estão em isolamento.

A “minuta” ou carta de pedido de ajuda não é oficial ou formal. Normalmente é um processo usado sempre que um Governo provincial pede ajuda urgente ao Governo federal.

No entanto, uma porta-voz da Procuradora Geral de Ontário já veio dizer que o pedido não foi feito pela Ministra da Saúde, Christine Elliott. A única coisa que pediram ao Governo federal foi um fornecimento maior e mais estável das vacinas.