
Lisboa, 18 jul (Lusa) – O lÃder parlamentar comunista apelou hoje à resistência de Portugal face à “ingerência” das instituições europeias na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e no Orçamento do Estado, contrariando também assim a “estratégia” de PSD/CDS.
João Oliveira, numa declaração na sede nacional do PCP, criticou a “convergência” do antigo lÃder social-democrata e agora comentador polÃtico na SIC, Marques Mendes, com a ação de PSD e CDS “na desestabilização da CGD, visando a fragilização no plano mais longo para liquidar o banco público e o objetivo mais imediato de criar negócio para os bancos privados”.
Marques Mendes revelou, no domingo, uma carta do Banco Central Europeu (BCE) em que se que questionava o alegado plano de contratação de 19 administradores para o banco público, a possÃvel acumulação de funções do presidente do conselho de administração e comissão executiva, a experiência bancária de alguns dos nomes em causa e possÃveis conflitos de interesse, além da necessidade de um plano de recapitalização alternativo à intervenção estatal.



