PAUL DAVIS: O PRIMEIRO AGENTE DA POLÍCIA NA HISTÓRIA DO CANADÁ A LIDERAR UMA PROVÍNCIA

paul davis
(Direitos Reservados)

Newfoundland and Labrador – Antes da cerimónia de juramento de Paul Davis como décimo segundo Primeiro Ministro da província de Newfoundland e Labrador em 26 de Setembro passado, nunca um agente da polícia tinha atingido o mais alto cargo político a nível provincial no Canadá. Ou melhor, embora não o possamos afirmar com a toda a certeza, apostamos que Paul Davis é a primeira pessoa a consegui-lo.
“Pedia que me corrigissem se erro, mas estou 98.5 por cento convencido que ele é o único agente da polícia de todos os tempos a servir com Primeiro Ministro”, disse Jared Wesley, um professor adjunto de ciência política da Universidade de Alberta.
Chris Dunn, também um professor de ciência política mas da Universidade Memorial, disse, por sua vez, que “Davis conseguiu aquilo que muitos outros agentes da polícia tinham tentado e que não conseguiram, o sucesso na arena política”.
Paul Davis entrou em 1985 para Royal Newfoundland Constabulary, exercendo a sua profissão de polícia em Corner Brook e St. John’s. Ele trabalhou em várias especialidades, incluindo a divisão de investigação criminal. Chegou a ser nomeado ‘crime stoppers officer’ do ano, e recebeu uma medalha de serviço exemplar.
Mas não foi somente no policiamento que ele se evidenciou. Em 2001, conseguiu entrar na política municipal, e foi deputado da Assembleia Legislativa da Cidade de Conception Bay South. Foi também nomeado cidadão do ano da Cidade.
Em 2006, Davis tornou-se relações públicas do RNC e passou muito do seu tempo falando aos microfones e para as câmaras de filmar, informando sobre casos ou assuntos policiais que eram notícia do dia
Em 2010, após eleição, tornou-se MHA pelo distrito de Topsail. Em 2011 foi facilmente reeleito apesar de não ter feito campanha elitoral por se ter sujeitado a tratamentos de cancro.
Voltou à atividade política, e passou por vários gabinetes até à altura de concorrer neste verão ao lugar de Primeiro Ministro, ocupado interinamente por Tom Marshall. Paul Davis foi o eleito, e tornou-se eventualmente o primeiro agente da polícia a ser Primeiro Ministro duma província.
Fonte: cbc.ca