PASSOS PEDIU AO PPE QUE REAGISSE COM “MODERAÇÃO” À MUDANÇA POLÍTICA EM PORTUGAL

LusaBruxelas, 17 dez (Lusa) – O líder do PSD afirmou hoje em Bruxelas que os seus parceiros do Partido Popular Europeu (PPE) manifestaram “alguma apreensão” com a nova solução governativa em Portugal, mas reagiram “com moderação”, tal como lhes solicitou.

No seu regresso a Bruxelas, para participar na tradicional reunião do PPE que antecede os Conselhos Europeus, mas agora (novamente) como líder da oposição, Pedro Passos Coelho, questionado sobre se esperava que a maior família política europeia, que o PSD integra, tivesse reagido de outra forma à mudança política em Portugal, indicou que foi o próprio a solicitar aos seus parceiros que reagissem “com moderação”, apesar da preocupação com a aliança do novo executivo socialista com forças “antieuropeias” (Bloco de Esquerda e PCP).

“O PPE reagiu com moderação, como, de resto, eu solicitei que fizessem. Não há nenhuma razão para que o PPE tenha, sobre matérias que respeitam à soberania portuguesa, nenhuma intervenção particular. Manifestaram alguma apreensão pela forma como em Portugal o Governo aliou forças que são antieuropeias no apoio ao próprio Governo, e creio que isso esteve na origem de preocupações, não apenas aqui em Bruxelas e na Europa mas também em Portugal, mas não mais do que isso”, afirmou.