Partido conservador: Poilievre evita falar sobre questões sociais conservadoras

Foto: Pexels; Facebook- Poilievre
Foto: Pexels; Facebook- Poilievre

Alguns Social Conservatives acham que a emergência em massa de novos membros do Partido Conservador é uma “oportunidade” de reforçarem a sua influência. Resta saber se serão bem sucedidos a doutrinar os cerca de 400 mil novos membros que o partido diz ter conseguido recrutar no contexto da corrida à liderança conservadora.

Os novos membros do Partido Conservador podem ser uma oportunidade para o movimento dos Social Conservatives. Ainda é incerto, contudo, se os Social Conservatives vão conseguir atrair os cerca de 400 mil novos membros que o partido diz ter conseguido recrutar no contexto da corrida à liderança do Partido Conservador do Canadá.

Embora Poilievre não seja um Social Conservative, Scott Hayward, cofundador do grupo antiaborto Right Now, disse que muitos dos seus apoiantes podem estar abertos a princípios conservadores sociais e, por esse motivo, supostamente podem apoiar candidatos do movimento nas disputas para a indicação ao conselho nacional do partido.

Jack Fonseca, diretor de operações políticas do CLC, aponta a forte possibilidade de muitas das pessoas, caracterizadas como eleitores da “liberdade” serem atraídas pela narrativa anti-establishment de Poilievre e, em simultâneo, pelas causas sociais conservadoras.

“Muitos deles foram orientados devido ao seu apoio ao movimento pela liberdade e ao ‘Freedom Convoy’”, disse Fonseca, referindo-se ao movimento de protesto que paralisou o centro de Ottawa e várias passagens da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos em fevereiro.

Fonseca ,que em duas ocasiões participou também nos protestos em Ottawa, afirmou que, embora grande parte da multidão nas manifestações não se identificasse necessariamente como “pró-vida”, eram no entanto simpatizantes da posição do CLC.

Os Social Conservatives são frequentemente retratados como eleitores de uma única questão, sendo a do aborto a principal. Mas tudo indica a partilha de preocupações entre a campanha de Poilievre e os Social Conservatives . No entanto, Poilievre evitou falar sobre questões sociais conservadoras durante a corrida.

Steve Outhouse, um veterano ativista conservador, afirma que para que o Partido Conservador possa vencer as próximas eleições, terão de ter uma base de apoio preparada e animada, e isso inevitavelmente terá de incluir membros do Social Conservatives e voluntários em todo o país.

“Vimos uma grande participação da comunidade social conservadora nesta corrida pela liderança. E acredito que continuaremos a ver isso a avançar e continuará a fazer parte do movimento conservador.”