Partido conservador: Candice Bergen encarregue de unir bancada dividida

Foto: Candice Bergen/Twitter
Foto: Candice Bergen/Twitter

Candice Bergen, de 57 anos, é a nova líder interina do Partido Conservador. A deputada tem agora um desígnio difícil pela frente: unir uma bancada dividida, na sequência da saída de Erin O’Toole.

A deputada de Manitoba Candice Bergen acordou no dia 3 de janeiro com uma nova tarefa: unir a bancada conservadora.

A ex-vice-líder do partido foi eleita pelos seus colegas para servir como líder interina depois de a maioria dos parlamentares ter destituído Erin O’Toole do cargo principal.

Bergen enfrenta um partido dividido e irritado com a liderança de O’Toole desde a derrota eleitoral do ano passado.

O partido também deve começar a preparar-se para escolher um líder permanente, a terceira disputa deste tipo dos últimos cinco anos.

O presidente do partido, Rob Batherson, disse aos membros que o seu conselho nacional vai nomear um comité organizador das eleições internas, que se vai reunir em breve para discutir o assunto.

Há já especulações em torno do sucessor de O’Toole. O crítico financeiro conservador e deputado de Ottawa, Pierre Poilievre, será um forte candidato se decidir concorrer.

A deputada do sudoeste de Ontário Marilyn Gladu, que apresentou seu nome para liderar o partido temporariamente, disse à imprensa que também pondera concorrer à liderança.

Rona Ambrose descartou a sua candidatura no dia 2 de fevereiro, apesar de muitos membros esperarem que entre na corrida. Ambrose foi ministra do Governo conservador do ex-primeiro-ministro Stephen Harper e ainda líder interina depois de Harper ter deixado o cargo.