
Espera-se que um juíz do Supremo Tribunal decida em dezembro se Emma Czornobaj deverá ou não passar tempo atrás das grades, devido a um fatal acidente que aconteceu depois de ela ter parado o seu carro para salvar um grupo de patos que tentava atravessar.
O acidente aconteceu no fim da tarde do dia 27 de Junho de 2010, na autoestrada 30, direção oeste, e a sul de Montreal. Emma Czornobaj, apercebendo-se que um grupo de sete patos de preparava para atravessar a autoestrada, parou o seu carro na linha da esquerda para evitar o pior para os patos. Porém, André Roy, de cinquenta anos, conduzindo uma moto na qual levava a sua filha de 16 anos, não conseguiu evitar o embate na traseira do carro de Czornobaj. Ele e a filha tiveram morte imediata.
No dia 20 de Junho, de 2014, após julgamento, um júri considerou Emma Czornobaj culpada de negligência causadora da morte das duas pessoas. Annie Claude Chassé, promotora de justiça, pediu que fosse aplicada a Czornobaj uma pena de nove meses de prisão efetiva, e que fizesse 240 horas de serviço comunitário. A defesa concordou com o serviço comunitário, mas não com o tempo na prisão. Em Dezembro, o Supremo Tribunal vai decidir se Emma Czornobaj vai ou não para trás das grades.