
O Governo canadiano considerou esta quinta-feira que o pedido de desculpas do Papa Francisco aos povos indÃgenas por abusos nas escolas residenciais administradas pela igreja no paÃs não é suficiente. Francisco expressou vergonha e tristeza. O penúltimo dia em solo canadiano do sumo pontÃfice ficou marcado por uma missa temática de reconciliação no Quebec.
O Papa Francisco acolheu uma missa temática de reconciliação no Quebec perante uma congregação constituÃda em grande parte por sobreviventes de escolas residenciais e outros povos indÃgenas, um dia depois de expressar vergonha e tristeza pelo papel desempenhado pelas instituições católicas nas escolas, na histórica citadela da cidade do Quebec.
Muitos dos oradores que fizeram as leituras na missa desta quinta-feira, dia 28 de julho, são indÃgenas e a casula do Papa, que é a peça de vestuário usada pelos padres católicos romanos durante a missa, foi especialmente concebida por um artista indÃgena.
Durante mais de 300 anos, o Santuário de Sainte-Anne-de-Beaupre, a cerca de 30 quilómetros a nordeste da cidade do Quebec, tem sido visitado por milhares de peregrinos, e Santa Ana – venerada no Cristianismo como avó de Jesus – ocupa um lugar único dentro de algumas culturas indÃgenas.
Muitas das pessoas nos bancos do local de peregrinação estavam vestidas de laranja para representar o movimento ‘Every Child Matters’, recordando as crianças que morreram nas escolas residenciais e os sobreviventes. Alguns participantes usavam cachecóis florais e os mais velhos, em cadeiras de rodas, sentaram-se numa secção à esquerda, perto do palco.
O premier do Quebec, François Legault, disse aos jornalistas, fora do santuário, que muitos dos valores do Quebec provêm da Igreja Católica, incluindo um sentido de ajuda mútua.
Mas também disse que a igreja estava envolvida no sistema de escolas residenciais, que foi um perÃodo negro da história do Quebec e do Canadá.
Justin Trudeau, primeiro-ministro, disse que a viagem do Papa ao Canadá foi um “passo em direção à cura”, mas reconheceu que alguns lÃderes indÃgenas querem ver Francisco ir mais longe.
“A mensagem de Sua Santidade, a mensagem da igreja de que este é um inÃcio de um processo, é encorajadora, tem sido útil para muitos na sua cura, mas há muito trabalho a fazer”, disse Trudeau aos jornalistas, fora da igreja.
Mais tarde, o Papa assistiu à s vésperas, um serviço de oração da noite, com funcionários da igreja, na Catedral-BasÃlica de Notre-Dame do Quebec.



