PAPA ANUNCIA SÍNODO EXTRAORDINÁRIO SOBRE A AMAZÓNIA E POVOS INDÍGENAS EM 2019

LusaCidade do Vaticano, 15 out (Lusa) — O papa Francisco anunciou hoje a realização, em outubro de 2019, de um Sínodo extraordinário para abordar os problemas da região da Amazónia, na América do Sul, e especialmente dos povos indígenas.

Na Praça de São Pedro, no final de uma cerimónia de canonização de 35 novos santos, incluindo o sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro, o papa explicou que esta assembleia de bispos nasce “do pedido de algumas Conferências Episcopais da América Latina e dos pastores e fiéis de muitas partes do mundo”.

O objetivo principal desta assembleia extraordinária, segundo Francisco, será “encontrar novos caminhos para a evangelização deste Povo de Deus, especialmente dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem perspetivas de um futuro sereno, também devido à crise da Floresta Amazónica, pulmão de capital importância para o planeta”.